Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O Silestone mancha?

por Luc, em 05.07.16

O Silestone (quartzo) é um dos materiais para bancada mais duros do mercado, extremamente resistente a manchas ou alterações de coloração numa linguagem mais técnica. Ainda assim, na própria explicação ao referirmos que é “extremamente resistente" se percebe que em teoria pode manchar!

 

É claro que deverá ter os normais cuidados com a sua bancada em Silestone se quer mesmo garantir que ela terá uma vida longa e saudável, mas as próprias características desta superfície são tão boas, que dificilmente a conseguirá manchar com uma utilização normal, mesmo que coloque directamente objetos quentes em cima da bancada, liquidos ácidos comuns como sumo de limão ou o café.

 

É claro que quando falamos sobre resistência a líquidos ácidos, falamos dos normais líquidos utilizados numa cozinha, não de lixívias, decapantes ou outros ácidos (sulfúrico, muriático ou nítrico), ou líquidos com PH igual ou superior a 10. 

 

 

O que torna o Silestone tão resistente a manchas?

 

O Silestone é um composto fabricado com quartzo natural combinado com avançadas resinas de polímero que funcionam como agente de ligação. O Quartzo é uma das rochas mais duras que se podem encontrar na natureza e o Silestone tem uma composição de aproximadamente 94% de quartzo.

 

Inclusive, podemos medir a dureza numa escala chamada Mohs que quantifica a dureza dos minerais, ou seja, qual a resistência que um determinado mineral oferece ao risco, sendo que nessa escala de Mohs, um diamante que é o topo da escala está classificado com um 10/10.  A medição do quartzo é de 7/10 na escala de Mohs o que explica bem a sua dureza. Acima do quartzo, podem encontrar-se apenas alguns minerais como a esmeralda, topázio, crisoberilo, coríndon ou o famoso diamante.

 

Para entenderem a qualidade do composto Silestone, o granito que muitos afirmam ser bem mais duro que o Silestone, na realidade tem uma dureza entre 6/10 e 7/10, dependendo do tipo de granito utilizado. 

 

 

A densidade também conta

 

Além de ser um composto de enorme dureza, o Silestone também é extremamente denso. Quanto maior a densidade de um corpo, menor é a taxa de absorção desse corpo, neste caso de líquidos que assim não serão absorvidos pela bancada. É muito difícil manchar quartzo, porque, o líquido não pode escoar para dentro do mineral e o mesmo acontece com o Silestone. Na grande maioria dos derramamentos de líquidos na sua bancada Silestone, a única coisa que necessita fazer é pegar num pano e enxaguar / secar a área.

 

Se por algum motivo se esqueceu de limpar um derrame de líquido e ele ficou bastante tempo na bancada, basta colocar um pouco se detergente suave e limpar para retirar quaisquer marcas superficiais que tenham ficado na bancada.

 

 

O Silestone é resistente a manchas de abrasão

 

O quartzo é altamente resistente a abrasão, mas como o seguro morreu de velho, será sempre aconselhável que você utilize uma pequena proteção (uma base) para quando colocar panelas ou frigideiras quentes em cima da sua bancada Silestone. Esta pequena precaução vai contribuir para uma longa vida da sua bancada e qualquer dano que calor extremo possa causar à sua bancada de Silestone.

 

Eu faço sempre isso, mas também já aconteceu de não existir uma base por perto e ter de colocar a panela directamente sobre a bancada. Felizmente nada aconteceu, nem mesmo uma única mancha!

 

Por tudo isto, não temos a mínima dúvida em dizer que com uma utilização normal, o Silestone não mancha.

 

Assim, não é provável que acabe com manchas semelhantes às que esta bancada de betão apresenta.

 

Manchas em bancada de betão.JPG

Bancada de cozinha manchada

Autoria e outros dados (tags, etc)



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.